Please reload

Posts Recentes

1ª Brasileira a se Filiar à APPO

August 16, 2017

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

Como tirar fotos incríveis durante sua viagem? Eu posso te ajudar!

January 8, 2019

Como posso tirar fotos melhores? 

 

Todo mundo quer saber como tirar uma ótima foto, seja com um celular ou com sua câmera. Os viajantes são provavelmente os mais curiosos! 

 

Eles não estão apenas tirando fotos, mas estão captando memórias que irão contar a todos uma linda história. Aqui estão algumas dicas para tentar ver e fazer, na sua próxima viagem, e assim levar suas fotos para o próximo nível!

 

 

# 1 - Visualize, planeje e crie.

Pense na sua foto. Quando seria a melhor hora para tira-la, em qual ângulo, qual lente devo usar (no caso da máquina fotográfica profissional), o quão perto eu devo chegar, etc. Fotos realmente ótimas exigem um pouco de planejamento, raramente você encontra uma foto ou modelo perfeito. Faça com que cada foto seja ou pareça pessoal.

 

A não muito tempo atrás todos tinham medo de fotografar sem pensar, mas tudo mudou na era das câmeras digitais. Esta na hora de resgatar este conceito, pense, planeje e crie imagens em sua cabeça antes de simplesmente apertar o botão.

 

 

# 2 - Coloque o “Assunto” no limite

As melhores fotografias são aquelas que parecem completamente naturais quando captam a essência da cena. Enquadrar a cena é a dica essencial para conseguir isso. Muitas pessoas assumem que o assunto deve ser o centro da imagem; mas não necessariamente isso é a melhor estratégia, centralizar é bom se você está tirando fotos de pessoas de perto, mas para fotos de viagens você quer capturar o máximo possível do local da melhor maneira possível. Olhe para o espaço em torno do seu “assunto”. Mova sua câmera para trazer um primeiro plano ou plano de fundo mais interessante. Não tenha medo de empurrar seu “assunto” para a borda da sua imagem, pois o resto da composição pode ajudar a tornar mais interessante ou criar uma impressão mais especial daquele momento.

 

 

# 3 - Fique perto

Foi o famoso fotojornalista Robert Capa que certa vez disse “Se as suas fotografias não estão boas o suficiente, você não estar perto o suficiente”. Ele estava falando sobre entrar em ação. Se você sentir que suas imagens não estão ficando bem nítidas, dê um passo ou dois mais perto do seu assunto. Preencha o quadro com o assunto e veja quanto melhor sua foto ficará sem muito espaço desperdiçado. Quanto mais próximo você estiver do assunto, melhor você poderá ver suas expressões faciais também.

Essa dica pode parecer estranha, mas não use o Zoom digital do seu celular. NUNCA!

Diferente dos zooms ópticos de câmeras profissionais, que se movimentam e saltam do aparelho, o zoom digital nada mais faz do que aumentar o tamanho dos elementos e cortar as bordas.

 

 

# 4 - Luz

Sobre a luz deve sempre estar atento à luz natural e uso do flash:

Veja de onde está vindo a luz ambiente. Se você tiver dificuldade, veja onde está formando a sombra dos objetos ao seu redor. Se estiver para esquerda você sabe que a fonte está na direita. Caso não tenha praticamente sombra, é porque a luz está vindo exatamente de cima do objeto.

 

Via de regra, você deve evitar que a luz esteja atrás do objeto foco da sua foto.  Quando a luz está atrás, você só consegue ver a silhueta, mas nenhum detalhe do objeto.

Para isso, posicione o objeto de frente para a fonte de luz, e tire uma foto exatamente na frente ou ao lado dele.

 

Caso você não possa evitar a luz ambiente vindo de trás do objeto, use o flash. Esse é o único caso que é recomendado usar o flash natural da câmera. Nos outros casos recorra à luz natural mesmo.

 

 

# 5 - Braço de aço

Você pode não saber, mas há um jeito certo e errado de segurar uma câmera fotográfica. A maneira correta é apoiar a lente segurando sua mão por baixo dela. Isso geralmente é feito com a mão esquerda, com a mão direita segurando o corpo da câmera. Isso ajuda a evitar a trepidação da câmera. Se você estiver segurando sua câmera com as mãos em ambos os lados do corpo da câmera, não há nada que suporte a lente, e você pode acabar com fotos borradas. Para obter uma postura ainda mais estável, coloque os cotovelos na lateral do corpo.

 

No caso do seu celular não pense que é diferente.

 

Nesse momento você vai se arrepender de ter fugido da academia, onde fugiu daquele treino de braço para assistir Netflix, vai ter de aprender a tirar fotos sem tremer só com muito braço de aço kkk.

 

Para isso, tente encontrar uma posição mais estável para segurar o celular. A maioria das pessoas sente mais firmeza quando o braço está bem próximo do corpo ou todo esticado. Descubra qual a melhor opção para você.

Apertar o botão que tira a foto com a outra mão evita tremidas também.

 

 

# 6 - Faça backup durante sua viagem

Não posso deixar de enfatizar a importância dos backups físicos e on-line de suas fotos de viagem. Já imaginou se seu laptop for roubado ou celular for danificado ou se seu equipamento sofrer uma queda... nem posso imaginar o prejuízo emocional e financeiro. Os backups podem salvar seu dia.

 

Uma dica: Use o Google para suas fotos do celular.

 

 

# 7 Depois de sua viagem

Agora que tirou lindas fotos e tem muita coisa para compartilhar que tal montar um roteiro de sua experiencia? Isso seria algo muito útil caso queira fazer um fotolivro exclusivo e personalizado... o que acha?

 

Mas isso é o tema do meu próximo post...

 

 

Deixe aqui suas mensagens e diga se gostou das dicas e se acha que sua próxima viagem te levará a um nível diferente de relatos fotográficos.

 

 

Obrigada por estar comigo nesta nova postagem e te encontro na nossa próxima aventura fotográfica!

 

 

Abraços

Zezé Zimerman

 

 

 

 

 

Please reload

Siga
Procurar por tags
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle